Relatório Química
ESCOLA DE MINAS
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Professor:
Frederico
Turma:
QUI701-32P
PRÁTICA 05
Reações Químicas
Integrantes:
Rafael Pedrosa (14.1.1165)
Yan Toledo (14.1.1352)
Ouro Preto, 29 de maio de 2014.
Relatório: Pratica 05
Introdução:
Uma propriedade que quase todos os elementos apresentam é a capacidade de se combinar com outros elementos para formar compostos, a este fenômeno dar-se o nome de reação química, ou seja, processo que altera a constituição da matéria dentro de seus componentes. Durante as reações químicas, as propriedades das substâncias mudam, às vezes drasticamente. Assim as propriedades que as substâncias apresentam antes da reação, muitas vezes, são diferentes das propriedades depois da reação. O oxigênio e o hidrogênio, por exemplo, ambos gasosos em temperatura ambiente, se combinam explosivamente para formar água, substância composta, no estado líquido, mudando assim suas propriedades de gasoso para líquido (BRADY, et al 2009).
Para que uma reação ocorra, as moléculas dos reagentes devem se aproximas de modo que os átomos possam ser trocados ou rearranjados. Os átomos e as moléculas são móveis na fase gasosa ou em solução e, portanto, as reações são realizadas frequentemente usando-se uma mistura de gases ou soluções dos reagentes. Nessas circunstancias diversos fatores como concentração dos reagentes, temperatura e presença de catalisadores, afetam a velocidade da reação. Se o reagente for sólido, a superfície de contato também influencia na velocidade da reação (KOTZ, 2009).
A queima do álcool ou da gasolina pelos carros, do gás na cozinha, a rancificação da manteiga e o “enferrujar” de um prego são exemplos de reações químicas. Uma maneira bem simples de reconhecermos a ocorrência de um fenômeno químico é a observação visual de alterações que ocorrem no sistema. A formação de uma nova