Relatório química
Em química, uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias é chamada de “solução”. Uma solução é caracterizada por ser composta pelo soluto (a grosso modo, é aquilo que vai ser diluída), normalmente encontrado em menor quantidade, e o solvente, que compreende a maior parte do volume da solução.
Para formar uma solução é necessário que a energia fornecida para quebrar as ligações entre o soluto-soluto e solvente-solvente seja menor que a interação solvente-soluto, ou seja, na maioria das vezes é uma reação exotérmica. Pode ser “calor de dissolução” se o composto a ser dissolvido for iônico ou “calor de solubilização” se o composto for molecular. Estes são os nomes do calor definido quando um sólido cristalino se dissolve no solvente (água).
Concentração é o termo que é utilizado para fazer a relação entre a quantidade de soluto e a volume da solução. As quantidades podem ser dadas em massa, volume, mol, entre outros. A densidade, diferente da concentração, é a relação entre a massa da solução sobre o seu volume. O cálculo das concentrações são dado pelas fórmulas a seguir:
a. Concentração comum:
b. Concentração molar ou molaridade:
onde N é o número de mols que pode ser calculado através de
Alterar a concentração da solução é algum comum no dia-a-dia, pode-se diluir ou concentrar, mas o que isso significa? Diluir uma solução é acrescentar mais solvente a ela, enquanto que concentrar é adicionar soluto. Pode-se também ser calculada a diluição, que é a relação de volume da solução final, diluída, com o volume inicial, antes de ser diluída.
Nesta prática, a partir de uma solução chamada estoque, são preparadas mais três solução chamadas de soluções de uso. A solução estoque é a mais concentrada, enquanto que as outras três soluções de trabalho são preparadas pela estoque e diluídas, gerando uma maior facilidade nos cálculos necessários.
2. OBJETIVO
O objetivo desse experimento é, com ajuda de cálculos, preparar soluções