Relatório quimica
Uma reação química é finalizada quando ao menos um de seus reagentes é totalmente consumido. Já no equilíbrio químico, a reação não tem um fim, reagentes e produtos coexistem no sistema de forma que, analisando o sistema como um todo, não se pode ter uma noção do que é um reagente e do que é um produto. Já que ocorrem reações em ambas as direções a todo o tempo. Ao mesmo tempo em que ocorrem reações da esquerda para direita (sentido direto), ocorrem reações da direita para a esquerda (sentido inverso). O equilíbrio é alcançado quando as reações, tanto no sentido direto, quando no inverso ocorrem na mesma velocidade.
Vamos considerar a seguinte reação reversível hipotética: (I) A2 + B2 → 2AB
(II) 2AB → A2 + B2
A velocidade (v1) da reação (I) é dada por:
v1 = k1 [A2] [B2]
A velocidade (v2) da reação (II) é dada por:
v2 = k2 [AB]2
O equilíbrio, é representado por:
A2 + B2 ← → 2AB
Nele temos, v1 = v2, logo:
k1 [A2] [B2] = k2 [AB]2
Sendo K a constante de equilíbrio do sistema.
O equilíbrio de um sistema se desloca de acordo com mudanças ocorridas no sistema. O deslocamento pode ser previsto de acordo com o princípio de Le Chatelier: quando um sistema em equilíbrio é submetido uma ação, ele se desloca no sentido de minimizar os efeitos dessa ação.
Existem 3 fatores principais, capazes de alterar o equilíbrio de um sistema: a concentração, a pressão e a temperatura.
Se a concentração de uma substância no sistema é alterada, o equilíbrio se desloca no sentido de alterar de maneira reversa a concentração. Por exemplo, se a concentração da substância é aumentada, o equilíbrio se desloca no sentido de diminuir a concentração. Se a concentração é diminuída, o equilíbrio se desloca no sentido de aumentar a concentração.
A mesma lógica se aplica a variação da temperatura. Se a temperatura do sistema é aumentada, o equilíbrio se desloca no sentido de absorver a energia fornecida pelo aumento da temperatura, ou seja, no sentido