relatório quimica organica
Os hidratos de carbono fazem parte de um grupo de macronutrientes que se constitui na mais significativa, é a principal fonte de energia obtida por meio da alimentação.
Os carboidratos são também chamados de hidratos de
carbono ou simplesmente açúcares.
Conceito
Para a maioria dos carboidratos, a fórmula geral é: CnH2nOn , daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono“.
Funções:
- Fonte de energia
- Reserva de energia
- Estrutural
- Combustível para o sistema nervoso central (Glicose)
O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal
Uma estrutura do sistema nervoso central que tem um papel fundamental na regulação de vários comportamentos que contribuem para a homeostasia, como o comer, o beber e o controle da temperatura, é o hipotálamo.
O hipotálamo influencia esses comportamentos integrando estímulos externos, que atuam como incentivos, e estímulos internos, que informam o estado do organismo
O hipotálamo é considerado uma estrutura que participa do controle da manutenção do peso corporal em determinado nível, conhecido como “ponto de ajuste”, que varia de indivíduo para indivíduo.
Lesões no hipotálamo lateral: Anorexia
Lesões no hipotálamo medial: Obesidade
Fonte de Energia: uma das principais funções dos carboidratos é fornecer energia para o desenvolvimento e manutenção das funções celulares, sendo que as reservas de glicogênio promovem um equilíbrio no organismo pela geração de ATP (adenosina tri-fosfato).
Reserva de energia: um nível adequado de carboidratos na dieta impede que ocorra uma degradação das proteínas para geração de energia.
Estrutural: a função plástica dos hidratos de carbono é representada pela constituição da ribose e da desoxirribose na estrutura do DNA e
RNA.
Combustível para o sistema nervoso central: é de conhecimento geral que o tecido cerebral "alimenta-se" quase que