relatório pêndulo simples
FÍSICA EXPERIMENTAL II
PÊNDULO SIMPLES
Resumo:
O experimento realizado trata da análise das oscilações em movimentos angulares para pêndulo simples. Os procedimentos foram feitos para 10 (dez) medidas de comprimento do fio, a fim de chegar a um valor da aceleração da gravidade e fazer uma análise de regressão através dos dados obtidos.
1. Introdução
Os movimentos que se repetem em intervalos regulares ou indefinidamente são chamados de periódicos ou oscilações. Um pêndulo simples é um modelo idealizado constituído por um fio inextensível de massa desprezível e por um corpo puntiforme suspenso por este fio. Quando este corpo é retirado da sua posição de equilíbrio e em seguida largado, ele oscila em torno da sua posição de equilíbrio. O pêndulo simples executa oscilações harmônicas se afastado por pequenos deslocamentos da sua posição de equilíbrio.
Segundo Tipler [1] um pêndulo simples consiste em um fio de comprimento L preso a um peso de massa m. Quando o peso é largado de um ângulo inicial , com a vertical, ele balança para lá e para cá, com um período T. Se dividirmos L por g, ficamos com quadrado do segundo, o que nos sugere forma , para o período. Se a fórmula do período contivesse a massa, então a unidade Kg deveria ser cancelada com outra grandeza. Mas não existe combinação de L e g que cancele as unidades de massa. Então, o período não pode depender da massa do corpo pendurado ao fio. Como o ângulo inicial é adimensional, não podemos dizer se ele é, ou não é, um fator do período. Então, através de outras definições e simplificações, chega-se que, para pequeno, o período é dado por .
2. Procedimento experimental
O objetivo do experimento do pêndulo simples é, através dos dados obtidos, buscar a aceleração da gravidade e fazer uma análise de regressão através do gráfico. Para isso, devemos suspender o corpo de massa desprezível no fio (também de massa desprezível e medido em uma trena) em um Tripé Universal