Relatório prática simples cinética
OBJETIVO
Observação da velocidade de uma reação entre ácido clorídrico e tiossulfato em função da temperatura e concentração de reagentes para observação da cinética química.
INTRODUÇÃO
A Cinética Química é um ramo que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como: concentração dos regentes, superfície de contato, temperatura, pressão, e catalizadores, por exemplo.
MATERIAIS
4 Béqueres de 100 mL;
3 Provetas de 10 mL;
Pipeta de Pasteur; Ácido Clorídrico;
Água destilada;
Tiossulfato;
Banho Maria;
Gelo;
Papel quadrado com cruz desenhada.
PROCEDIMENTO
O ensaio consiste em efetuar a reação de tiossulfato e ácido clorídrico com a adição de água. Para tal foram utilizados três béqueres onde continha cada reagente na sua forma aquosa. Utilizando uma proveta de 15 mL foram transferidos os valores sugeridos em casa parte do experimento para um béquer onde a reação ocorre. Reação:
S2O32- (aq) + 2H+ (aq) → SO2(g) + S(s) + H2O(l)
1º Ensaio:
O primeiro ensaio consiste em efetuar a reação de tiossulfato e ácido clorídrico com a adição de água, variando na concentração de ácido clorídrico e o volume de água. Os valores de cada reagente foram adicionados conforme tabela:
2º Ensaio:
No segundo ensaio não foi aplicada a variação de concentração. Para observação da velocidade da reação o fator da temperatura foi aplicado. Foi realizada reações na qual a temperatura foi superior à temperatura ambiente, outra na qual a temperatura da reação e a do ambiente se igualavam e uma final na qual a temperatura de reação foi inferior a ambiente.
3º Ensaio:
No terceiro ensaio as concentrações de tiossulfato e