Custos - Economia Empresarial
MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria
Economia Empresarial
Prof. Raul Gomes Duarte Neto
Alunos: Eduardo Schuster, Fernando Ozorio e Luciane Floriani.
Joinville, 13 de Abril de 2015.
Exercícios Custos de Produção
1) Calcular os Custos Totais, Custos fixos Médios, Custos Variáveis Médios, Custos Totais Médios e Custos Marginais. OK
2) Para que níveis de produto a Produção Marginal Crescente (PMgC) passa a ser decrescente (PMgD) e o Custo Marginal Decrescente (CMgD) passa a ser crescente CMgC)? Discuta no seu grupo porque isso acontece.
R: Para Produção das 4 primeiras unidades o custo marginal é decrescente, entendemos que é consequência dos benefícios de especialização já que os custos fixos se mantem o mesmo e a Variação do Custo Total é menor a cada quantidade a mais produzida, sendo assim temos até este ponto uma produção marginal crescente. O Custo Marginal passa a ser crescente da unidade 4 para a 5 visto que venceu o curto prazo esgotando os benefícios da especialização do trabalho, sendo necessário um número cada vez maior de funcionários para produzir cada unidade adicional.
3) Indique os níveis de eficiência técnica e eficiência econômica desta empresa.
R: Nível de Eficiência Técnica – 4 unidades, valor $ 60,00. Nível de Eficiência Econômica – 7 unidades, valor $ 105,71.
4) Tendo a empresa o interesse de manter elevada taxa de produtividade marginal e baixos custos marginais, sendo você o gestor, quais seriam as providências que você adotaria para se alcançar estes objetivos?
R: Avaliaria a situação, caso o objetivo de manter a taxa de produtividade e baixos custos é por uma deseconomia do setor, buscaria uma fusão com outra empresa para que possamos diminuir custos fixos e compra de insumos com mais barganha. Já se o mercado está aquecido faria um aumento da operação construindo instalações maiores para produção.
Exercício Prático sobre Ganhos de Produtividade e Eficiência Econômica
(1)