Relatório prática 02: micrômetro
1. INTRODUÇÃO................................................................................................ 1
2. OBJETIVOS.................................................................................................... 4
3. MATERIAL....................................................................................................... 4
4. PROCEDIMENTO........................................................................................... 5
5. CONCLUSÕES................................................................................................ 7 REFERÊNCIAS............................................................................................... 7 QUESTIONÁRIO............................................................................................. 8
1. INTRODUÇÃO
O micrômetro nada mais é do que um parafuso enroscado numa porca com uma rosca de passo muito pequeno. Assim como o paquímetro, o micrômetro é comumente utilizado para medições de comprimento, largura, profundidade, entre outros, com a vantagem de oferecer medidas mais precisas que o paquímetro.
Existem diversos tipos de micrômetros e cada tipo serve para medições específicas como o micrômetro de profundidade que tem um uso parecido com a haste de profundidade do paquímetro; o micrômetro com arco profundo que é usado para medições de espessuras de bordas ou de partes salientes de peças; o micrômetro para medições de roscas que possui encaixes especiais para engatar em roscas; micrômetro digital que apresenta um display digital para facilitar a leitura da medida; entre outros.
Podemos subdividir o micrômetro como segue: Figura 1 – Partes do micrômetro
Fonte: www.tecmecanico.blogspot.com.br
Quando damos uma volta completa no tambor, o parafuso micrométrico também gira uma volta fazendo o contato móvel se deslocar na medida do passo da rosca micrométrica. Daí que vem a grande precisão do micrômetro.
Pra sabermos a precisão do micrômetro utilizado