relatório ponte
CALCULO DAS TENSÕES (diagrama resultados)
DIAGRAMA DE DEFORMAÇÃO
VISUALIZAÇÃO VIRTUAL DA PONTE
Foi utilizado o programa West Point Designer 2011 (2nd Edition) para o projeto virtual e ilustração das tensões de tração e compressão das barras. Sendo o tom azulado as barras que sofrem tração e o tom avermelhado as barras que sofrem compressão.
Para o desenvolvimento da ponte foram utilizados os programas Ftool onde foi possível projetar a ponte e analisar as tensões nas barras e o programa Makaria que foi desenvolvido para analise da treliça plana pelo método dos deslocamentos em forma matricial, obtendo o valor das solicitações nas barras e das reações nos vínculos. Após isto, foram feitos os dimensionamentos das barras, fornecendo-se o número de fios de espaguete de cada barra.
DIMENSIONAMENTO
As equações que serão apresentadas foram obtidas com a realização de ensaios experimentais com barras de espaguete, que foram submetidas à tração e à compressão. O número de fios de espaguete das barras tracionadas é determinado pela divisão do esforço normal de tração a que está submetido à barra, pela resistência média de cada fio (4,267 kgf). Já as barras comprimidas rompem por um processo de flambagem. O dimensionamento das barras tracionadas foi feito com a equação abaixo.
Sendo: N o esforço normal de tração a que está submetida à barra. O dimensionamento das barras comprimidas é feito com a equação abaixo.
Sendo: N o esforço normal de compressão em Kgf; L o comprimento da barra; R o raio de um fio de espaguete, ambos em centímetros.
RESULTADOS APRESENTADOS
Dados referentes ao espaguete utilizado:
Tipo :
Número :
Marca :
Peso do pacote : Dados inseridos para cálculos no programa Makaria. obs.: todos os dados em centímetros.
1) Coordenadas dos nós:
Nó Coordenada X