Relatório - plano diretor
Data da Aula: 11/11/2010
Módulo: Sistemas de Apoio a decisão
Relatório - Plano Diretor
De uma década pra cá as empresas vem percebendo a importância da Gestão da Cadeia de Suprimentos e passaram a procurar alinhar essa gestão com a estratégia de negócios, visando obter vantagens perante as demais empresas de seu setor.
As atividades também sofreram transformações: antigamente existiam atividades de cunho operacional, que atualmente vêm sendo totalmente transformadas, agregando valor à instituição, que passa a ter um diferencial competitivo. Na maioria dos casos de sucesso, as empresas alinham a estratégia de supply chain com a estratégia geral do negócio, fazendo com que a primeira alavanque a segunda. Uma vez definida o que vai ser feito para aumentar a eficiência da cadeia de suprimentos o passo seguinte é efetuar um planejamento de longo prazo para que as ações e projetos do setor de supply chain sejam condizentes com a estratégia da empresa.Vale salientar que cada empresa deve procurar implantar sua própria estratégia de supply chain, visto que pertencem a setores diferentes e que os sistemas de cadeia de suprimentos são complexos e muito distintos entre si.
Tendo definida a estratégia de supply chain e as ferramentas que serão utilizadas, elabora-se o planejamento estratégico visando atingir objetivos anteriormente estabelecidos e conseguir um negócio rentável no longo prazo, devendo fornecer direção e controle para os planos táticos e operações diárias.
Assim, verificamos que é necessário implantar um Plano Diretor de Logística e Supply Chain quando a empresa está estruturando para criar uma área de Logística e Supply Chain ou quando existem novos projetos a serem realizados quando, por exemplo, um novo executivo assume essa área.
A metodologia acontecerá da seguinte maneira:
Módulo 1: Mapeamento
> Caracterização da Logística
- Entrevistas;
- Contexto Estratégico;
- Mapa