Relatório paquímetro
1. OBJETIVO
2. INTRODUÇÃO
3. MATERIAIS UTILIZADOS
4. DESENVOLVIMENTO
5. RESULTADOS
6. CONCLUSÃO
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
1. OBJETIVO
Aprender o manuseio do paquímetro e realizar cálculos estatísticos para analisar um determinado conjunto de dados.
2. INTRODUÇÃO
As unidades de medição primitivas foram baseadas em partes do corpo humano, que eram referências universais, pois ficava fácil chegar-se a uma medida que podia ser verificada por qualquer pessoa. Foram assim que surgiram medidas padrões como a polegada, o palmo, o pé, a jarda, a braça e o passo.
Com o tempo surgiram ferramentas capazes de efetuar medições de uma forma mais exata como a régua, metro, trena, paquímetro, etc.
O paquímetro é a ferramenta de medição mais conhecida para realização de medições rápidas e relativamente exatas. Com essa ferramenta pode ser feita medições de dimensões internas, externas e de profundidade.
Por se um instrumento de precisão deve ser tomado todos os cuidados para sua preservação, evitando pancadas, colocação de peças sobre o instrumento ou queda. Nunca utilizar os bicos de medição como compasso, riscador, chave inglesa, martelo, etc. É recomendável que o instrumento permaneça em seu estojo quando não estiver sendo usado, tomando assim todo tipo de precaução para não danifica-lo.
Antes e após o uso, deve-se limpar bem o paquímetro para eliminar a sujeira e o pó depositado no instrumento, especialmente nas superfícies de contato da régua com o cursor. A medição deve ser realizada com uma pressão apropriada e constante entre a peça de trabalho e os pontos de contato do paquímetro. A leitura deve ser feita sem retirar o instrumento da peça de trabalho (o paquímetro deve ser aberto antes de retira-lo) sempre que possível.
(Figura 1 - Foto retirada pelo grupo em laboratório)
O paquímetro é utilizado para fazer medições com rapidez, em peças cujo grau de precisão seja até de 0,02 mm ou 1/128’’ (polegadas). Para calcular a