relatório op
Muitas pesquisas na atualidade buscam compreender os elementos constituintes do perfeccionismo e sua possível relação compatologias como distúrbios alimentares, depressão, ansiedade, comportamentos obsessivos compulsivos e até comportamentos suicidas.
Muitas vertentes de estudo atribuem à genética certa tendência aodesenvolvimento desses padrões de comportamento, outras colocam o perfeccionismo como “traço da personalidade”, outras ainda buscam explicações no contexto social e nos acontecimentos ao longo docrescimento.
Existem, na atualidade, instrumentos para mensurar o impacto da tendência perfeccionista, como a Escala Multidimensional de Perfeccionismo, desenvolvida no início dos anos noventa por Hewitt eFlett, estudiosos em psicologia, que propuseram um modelo de investigação que considerava três dimensões do perfeccionismo: a auto-orientação, a orientação para o outro e a prescrição social doperfeccionismo.
Quais são os tipos de perfeccionismo?
Para compreender melhor os tipos de perfeccionismo, devemos atentar para as peculiaridades de cada um deles. Como poderemos entender, não se tratade diferentes padrões de comportamento e sim da direção do comportamento perfeccionista. Assim, não podemos classificar uma pessoa de acordo com um tipo específico, mas sim compreender qual é adireção predominante dos investimentos perfeccionistas. Perfeccionismo
O perfeccionismo é a tendência de acreditar que existe uma forma perfeita de ser e fazer, que pode trazer grandes prejuízos e ser causadora de muitos sofrimentos.