relatorio op
Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro
NOTAS DE AULA
REDUÇÃO DE TAMANHO
O termo “redução de tamanho” se aplica a todas as formas em que as partículas de sólidos são rompidas em outras menores. Na indústria, muitas vezes torna-se necessário a redução do tamanho de um sólido (uma grande pedra por ex.) a fim de que ele se torne manejável. Produtos químicos sintéticos são moídos para se obter pós, lâminas de materiais plásticos devem ser cortadas em pequenos cubos, etc..... Certos produtos comerciais devem obedecer as especificações de tamanhos, e as vezes até mesmo de forma.
CRITÉRIOS DE REDUÇÃO DE TAMANHOS
Os aparelhos típicos utilizados na redução de tamanho são os Britadores e Moinhos. Um britador ou um moinho ideal deve: 1) Possuir grande capacidade de produção, 2) Requerer uma potência pequena por unidade de produto e 3) Fornecer um produto com tamanho único ou com uma distribuição de tamanho desejada.
MOAGEM
A moagem é uma operação unitária de redução de tamanho, em que o tamanho médio dos alimentos sólidos é reduzido pela aplicação de forças de impacto, compressão e abrasão.
As vantagens da redução de tamanho no processamento são:
Aumento da relação superfície /volume, aumentando, com isso, a eficiência de operações posteriores, como extração, aquecimento, resfriamento, desidratação, etc.
Uniformidade do tamanho das partículas do produto, auxiliando na homogeneização de produtos em pó ou na solubilização dos mesmos (exemplo: sopas desidratadas, preparados para bolos, achocolatados, etc.).
A moagem é uma operação unitária freqüentemente utilizada com grãos, para reduzi-los a farinha ou pó. Em cereais, implica na eliminação do pericarpo, das cascas da semente, da epiderme nuclear e da camada do aleuroma. Geralmente se elimina o gérmen por ser relativamente rico em óleo, o qual provoca o ranço do cereal, diminuindo a sua qualidade.
A trituração ou moagem pode ser considerada muito ineficaz do