Relatório mruv
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMENTE VARIADO – MRUV
RECIFE, 2012
INTRODUÇÃO
Os movimentos são classificados em função do comportamento da velocidade em relação ao tempo. Se a velocidade é constante no transcorrer do tempo, o movimento é uniforme, se a velocidade é variada, o movimento é variado. Dentre os tipos de movimentos encontrados na natureza, alguns possuem as seguintes características:
1. São ao longo de uma linha reta, ou seja, com trajetória retilínea. 2. Têm velocidade variando linearmente com o tempo, logo sua aceleração é constante.
A aceleração é uma grandeza definida na cinemática como sendo a taxa de variação da velocidade em função do tempo. Quando o sistema apresenta aceleração constante, o módulo da mesma é dado por:
Quando temos um sistema que apresenta aceleração constante podemos obter uma função horária da posição “x” num movimento retilíneo uniformemente acelerado:
Este tipo de movimento é chamado "Movimento Retilíneo Uniformemente Variado", ou MRUV. Exemplos deles são: um corpo em queda livre, ou deslizando numa superfície inclinada, ou sendo arrastado por uma força constante numa superfície plana horizontal.
OBJETIVOS
* Estudar as características físicas do movimento retilíneo uniforme (MRU) e de suas equações matemáticas; * Determinar distâncias e tempos através de régua e cronômetro; * Determinação da velocidade média de um móvel através de medições de deslocamentos e intervalos de tempo; * Elaborar gráficos do deslocamento versus o quadrado do tempo e da velocidade em função do tempo
MATERIAIS E MÉTODOS
* Esfera de ferro; * Calha; * Sensores de movimento; * Régua de madeira; * Cronômetro digital.
Numa calha inclinada, com os sensores sendo dispostos a cada trecho de deslocamento previamente definidos (Tabela 1), foi lançada a esfera de ferro de forma que ele