Divisões da sociologia (émile durkheim)
A sociologia é uma ciência una, que se distingue em duas partes: Estática e Dinâmica social. A estática estuda as sociedades fixas no momento de evolução e pesquisa as leis de seu equilíbrio, já a dinâmica considera as sociedades em evolução e se desempenha em descobrir a lei de seu desenvolvimento.
Morfologia social é uma anatomia feita pela ciência social que estuda a sociedade no seu aspecto exterior como, por exemplo, é formada uma população, o fato dessa população se concentrar em certos pontos mais do que outros, o que faz com que ela seja mais rural do que urbana, sua densidade, seu volume e etc.
Fisiologia social é mais complexa, pois ela envolve diversos aspectos de ciências particulares como, por exemplo, a sociologia religiosa que estuda a religião; a sociologia moral que estuda os valores e costumes da sociedade; a sociologia jurídica que está em relação com a moral; a sociologia econômica; a sociologia lingüística e estética. Fato Social
Fato social é o fenômeno que se passa dentro das sociedades, onde cada indivíduo deve agir de forma regular, ou seja, cumprir deveres de acordo com que a sociedade determina certo ou errado, esse deveres foram criados com o tempo e foram ensinados ao indivíduo através educação.
Quando o indivíduo tenta violar esses deveres a lei tenta repará-lo e restabelecê-lo a forma normal, já na moral o indivíduo sente a necessidade dentro de sua consciência de fazer o que é certo, pois se não o fizer acaba gerando o afastamento de outras pessoas ao seu redor, ou seja, a sociedade molda sob pressão o indivíduo como ele deve agir, pensar e etc.
Julgamentos de Valor e Julgamentos de Realidade
O julgamento de valor expressa o valor que algo ou alguém tem para o outro, ou seja, quando alguém observa uma obra de arte e mesmo ela sendo muito valiosa,se ele não a achar interessante, para ele não valerá nada, e o julgamento de realidade é quando o indivíduo usa determinados fatos sobre aquilo que