relatório movimento harmônico simples
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL II
PROFESSOR: HENRIQUE DO NASCIMENTO
SEMESTRE: 5º
Relatório
Lei de Hooke e Movimento Harmônico simples
LUCAS GOMES
ACARAÚ, 2013
PRÁTICA 1: Lei de Hooke e associação de molas
RESUMO
O relatório a seguir mostra a experiência de poder determinar a constante elástica de molas distintas, bem como a partir delas se poder encontrar o valor de pesos desconhecidos. Constituído de gráficos e tabelas, o relatório mostra de forma sucinta os resultados encontrados, como forma de expor o objetivo a ser alcançado.
INTRODUÇÃO
Lei de Hooke
Os corpos materiais, quando submetidos à ação de forças, são suscetíveis a deformações. Uma mola, por exemplo, que esteja fixa por uma de suas extremidades, poderá sofrer uma distensão ou uma compressão, conforme o sentido da força for removida a mola tome a forma original, vale a relação , onde x representa a deformação da mola e K, a constante elástica. Essa descoberta é dada ao cientista Robert Hooke, de acordo com a figura 1.
Se o corpo for deslocado para a direita, a força exercida pela mola sobre o corpo terá sua orientação para a esquerda. Se o corpo for deslocado para a esquerda, a força terá sua orientação para a direita. Em cada caso, a força será uma força restauradora. Ou seja, a força tende a fazer com que o sistema massa-mola volte a sua posição de equilíbrio. Observe a figura 2.
Associação de molas
Duas molas 1 e 2 tema constantes elásticas , respectivamente. Podemos associá-las em série ou em paralelo. Em cada uma dessas associações podemos substituir as duas molas por uma mola equivalente, de constante elástica .
Associação em paralelo: Neste caso a deformação x sofrida por cada uma das molas é a mesma. Ver figura 3: