Relatório Levantamento Topográfico
Topografia, por definição, é a ciência que estuda as metodologias e instrumentos empregados na medição e representação gráfica de uma parte restrita da superfície terrestre, em projeção horizontal baseada em um plano topográfico.
Trabalhos Planimétricos são medidas as distâncias angulares e lineares em relação a um plano horizontal. Processo por Irradiação geralmente só é indicado para áreas pequenas e planas. É de “pouca precisão”, pois não podemos calcular os possíveis EAF e ELF.
Trabalho Planimétricos por Irradiação Composta é aquele que necessitamos de dois ou mais pontos (estações) para efetuarmos um levantamento de uma poligonal fechada ou aberta.
2. Objetivo:
Os alunos estiveram trabalhando para aumentar o conhecimento e prática dos instrumentos topográficos para o levantamento planimétrico por irradiação composta.
3. Materiais e Métodos:
3.1. Materiais: Piquete, Trena, Bússola, Teodolito, Baliza, Mira Falante, Tripé, Testemunha, etc.
3.2. Metodologia:
No dia 21 de setembro de 2011, aconteceu um levantamento planimétrico por irradiação composta de uma área de 1285,8 m² e perímetro 215,23 metros situada ao lado da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VIII na cidade de Araruna.
1- CRAVAR OS PIQUETES ESTRATEGICAMENTE, DISTANTES ENTRE SI + 40 A 50 METROS;
2- Definir o sentido do caminhamento, sentido horário (ângulo externo), sentido anti-horário (ângulo interno);
3- Instalar o teodolito na estação denominada E1, determinar o Nm (norte magnético), visar a estação ré (E4), ler o azimute e anotar na folha. Visar a estação vante (E2), ler o azimute e anotar na folha. Estacionar em e2, visar e1 (ré) zerando o teodolito angularmente, na sequência visar angularmente E3 (vante). Estacionar em E3, E4 e fim. Medir linearmente com a trena tomando os devidos cuidados técnicos quanto a linearidade e horizontalidade e anotar respecivamente na folha de campo.
TRABALHO DE CAMPO II
Levantamento planimétrico cadastral, poligonal