Relatório Laboratório de Química
FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E URBANISMO E GEOGRAFIA
Prof. VALTER ARAGÃO
PRECISÃO, INCERTEZAS E ERROS EM MEDIDAS
Ana Luyza Teixeira Ferraz
Julia Moretti
Juliano Almeida
Mateus Millian
Campo Grande – MS
2014
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3 MATERIAIS UTILIZADOS 5
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
5 RESULTADOS 7
5.1 Sulfato de cobre penta-hidratado 7
5.2 Sulfato de cálcio di-hidratado 7
6 DISCUSSÕES 9
7 CONCLUSÃO 10
8 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Sempre nos referimos a partes de estudo como física e química como ciências que são exatas, porém, está não é uma verdade. Todas as medidas estão sujeitas a erros. Mesmo com todos os equipamentos avançados oferecidos atualmente, medidas ainda continuam a ser imprecisas.
2 OBJETIVOS
Medir as grandezas e avaliar os erros que podem acontecer durante a medição, levando em conta a imprecisão dos equipamentos.
3 MATERIAIS UTILIZADOS
1 Trena
1 Cronômetro
1 Bola pequena
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente, foi medido a massa do béquer que totalizou 39,280g, após isso mediu-se a massa do tubo de ensaio 1 e 2, totalizando 49,109g e 49,232g, respectivamente. Tendo o tubo de ensaio 9,89g. FALTANDO A MASSA TUBO 2. Feito isso, acrescentou-se 1,196g de sulfato de cálcio di-hidratado no tubo 1, enquanto que no tubo 2 foi-se acrescentado 1,196g de sulfato de cobre penta-hidratado.
Depois desse processo foi acendido o bico de Bunsen e, utilizando o pegador, pegou-se o tubo de ensaio com sulfato de cálcio di-hidratado e foi aquecido até torna-lo anidro. Notou-se que durante o processo de aquecimento do hidratado ((Cu(SO)45(H2O)), que é azul, foi perdendo sua cor e tornando-se cinzento, devido à perda de água graças ao rompimento das interações de Van-der-Walls.
No segundo tubo de ensaio foi feito o mesmo procedimento, porém com o sulfato de cálcio ((Ca(SO)42(H2O)). Não houve mudança na coloração, somente na textura.
Após isso, foi-se calculada a