Relatório Lab CME + Lista 2
Podemos encontrar os seguintes equipamentos: Microscópio Eletrônico de Varredura, Difratômetro de Raios X, Microscópios Óticos, dentre outro tipo de infra-estrutura necessária para a preparação metalográfica de amostras para a análise microestrutural. Microscópio Eletrônico de Varredura Difratômetro de Raios X Microscópio Ótico
2) O que significa Macrografia e quais as recomendações feitas antes de cortar corpos de prova a serem inspecionados? O que se procura observar nesta etapa?
A macrografia consiste na análise, descrição ou registo do aspeto de uma peça ou amostra metálica, segundo uma secção plana devidamente polida e em regra atacada por um reagente apropriado.
O exame é realizado à vista desarmada ou com a ajuda de uma lupa. O aspeto assim obtido designa-se por macroestrutura.
A macrografia possibilita a observação da heterogeneidade química existente, resultante da estrutura de solidificação, assim como as alterações sofridas por esta e devidas a tratamentos posteriores.
Pode-se evidenciar a distribuição das impurezas metálicas, não metálicas e gasosas contidas na estrutura. Exemplo de Macrografia3) Quais os cuidados com a Preparação do corpo de prova para obtenção de uma superfície plana e polida para caracterização de aços tratados termicamente?
São necessários alguns equipamentos de proteção, como óculos de segurança, que devem ser escuros para prevenir contra possíveis clarões. As amostras devem ser observadas em microscópio ótico e microscópio eletrônico de varredura para análises.
Lista 2:
1) O que significa dizer microestrutura?Nas ligas metálicas, a microestrutura é caracterizada pela quantidade de fasespresentes, pela maneira com que estão distribuídas/arranjadas e suas proporções. Ela determina o comportamento mecânico de um material, sendo