Relatório: implementação do sensor lm 35
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
ELETRÔNICA BÁSICA
E INSTRUMENTAÇÃO
PRÁTICA Nº 13
Implementação do sensor LM 35
Itabira, 29 de Novembro de 2011
1. INTRODUÇÃO Temperatura é uma propriedade da matéria que esta relacionada com o movimento dos átomos de uma substância, ou seja, é a propriedade da matéria que reflete a média de energia cinética de um corpo. A temperatura, nos processos industriais, é uma das variáveis mais importantes, já que as características físico-químicas das substâncias se alteram com pequenas variações de temperatura, porém é uma das mais difíceis de ser medida e controladas.
Tal variável em uma indústria pode afetar o ritmo da produção, mudanças na qualidade do produto, aumento ou diminuição na segurança do equipamento ou do pessoal e variação no consumo de energia. Portanto faz-se necessário o uso de aparatos que consigam monitorar tais variações de temperatura, que pode ser determinada diretamente ou deduzida a partir de seus efeitos elétricos e físicos em certo objeto.
Atualmente encontram-se no mercado diversos tipos de sensores de temperatura, como por exemplo, NTC’s e PTC’s cada qual com sua propriedade e especificações, porém o modelo LM 35 é um dos que apresenta maior facilidade tanto de manuseio quanto de aplicação em circuitos eletrônicos já que para seu uso é necessário apenas um sensor, um amplificador de sinal e de uma interface que realize a leitura do sinal amplificado.
O LM 35, fabricado pela National Semiconductor, é um sensor que oferece uma saída de tensão linear à temperatura que age sobre ele, tal sensor de temperatura é um regulador de temperatura de -55 a 150 °C. Possui em sua saída um sinal de 10 mV para cada grau Celsius de temperatura, tem saída com baixa impedância e tensão linear e calibração inerente precisa. Tal sensor pode ser alimentado de forma simples ou simétrica dependendo do que se quer como sinal de saída, contudo sua variação