Relatório: Gol linhas aéreas
Luiza Garcia Diniz
41437713 1G
Fundada em agosto de 2000 pelo empresário Constantino de Oliveira Jr., dono do Grupo Áurea de transporte, a empresa Gol Linhas Aéreas foi planejada a partir de pesquisas que concluíram a falta de acessibilidade da população brasileira a voos nacionais, até então apenas 5% dos brasileiros haviam viajado pelo meio de transporte aéreo por conta do alto valor tarifário da época.
Somada sua paixão por aviões a um grupo de pessoas especialistas no setor, Constantino Jr. Investiu $US 20 milhões para a consolidação da primeira companhia aérea brasileira que seguisse o modelo econômico das linhas Southwest (EUA) e Ryanair (Europa), oferecendo aos passageiros preços acessíveis, baixa tarifa, uma frota moderna e melhor custo-benefício. Em pouco tempo, a GOL conquistou grande participação no mercado de aviação civil do país e criou um novo padrão, reduzindo as tarifas medias de voos domésticos em mais de 30%.
Outro fator para o seu sucesso foi o momento em que foi inserida no mercado: empresas como a Transbrasil, Vasp e Varig já apresentavam problemas financeiros e beiravam a falência em 2001, sendo então a TAM a única concorrente direta com a GOL. Uma de suas principais estratégias que mudou o paradigma das viagens de avião, foi a de aumentar cada vez mais a demanda, tornando-se flexível para atender outros públicos, mirando a população brasileira como um todo e não apenas a um publico limitado; diferente de outras companhias que tinham como slogan sofisticação, luxo e glamour, alem de separar a tripulação por classes. O diferencial do tratamento igualitário entre os passageiros e nenhuma divisão por classe fez com que a GOL conquistasse clientes fieis e satisfeitos com o serviço. Seguindo esta linha, em 2004 foi realizado o primeiro voo internacional da companhia, com destino a Argentina, Buenos Aires. Logo, iniciaram-se voos para Santa Cruz de La Sierra, Bolívia e Santiago, Chile. Hoje a GOL já