Relatório física - cargas elétricas
Relatório de Física II Prática Nº1
Cargas Elétricas
ARTHUR CHAVES DOS SANTOS DANILO TORRES PORCELANI ISABELLE MARTINS GOMES JOSÉ HAMILTON DA SILVA ALVES PEDRO VITOR PIMENTEL CANIZIO
Objetivos:
O experimento visa à verificação da existência de cargas, seus dois tipos e suas interações por meio do processo conhecido como eletrização. Neste processo utilizamos conceitos já conhecido no âmago da física, como o princípio da conservação de cargas, a existência de materiais condutores e dielétricos e também as propriedades que as cargas tem de atração e repulsão.
Introdução:
Sabemos que todos os corpos são formados de átomos, partindo desse ponto, no decorrer da história tivemos diversos modelos de como poderia ser um átomo, até que chegamos no modelo que mais se adequou aos experimentos e cálculos matemáticos contemporâneos. Este modelo nos diz que um átomo e formado por um núcleo fixo, o qual é grande parte da matéria total (tanto do átomo como do corpo que ele forma), e uma nuvem de elétrons que se mantém em movimento a todo tempo. Nestes átomos podemos perceber que os mesmos possuem cargas elétricas tanto no núcleo quanto na nuvem que o rodeia, nosso experimento se baseia em remover elétrons da superfície de um corpo e verificar como um outro corpo se comporta com sua aproximação, para assim verificarmos a atração e a repulsão das cargas.
Material Utilizado:
Dois eletroscópios Folha de papel Bastão isolante com ponta metálica
Eletroscópio
Procedimento Experimental:
1. Carregamos o bastão, atritando-o com uma folha de papel.
2. Aproximamos o bastão da placa do eletroscópio, sem tocá-la. Verificamos que o ponteiro de metal dentro do eletroscópio se movimenta, e ao afastar o bastão ele retorna a posição inicial.
3. Carregamos o bastão novamente, pelo mesmo método e o aproximamos do instrumento, tocamos com o