Relatório Física 1
Resumo Neste experimento será demonstrado o efeito das forças sobre uma esfera que acelera sobre uma rampa, para então cair em uma folha de papel almaço, pintado-a. Está Relação entre a diferença da distancia da queda pela posição inicial e o tempo que a esfera demorou pra tocar o chão nos permite estudar a variação da velocidade presente no projétil.
Introdução Teórica Através da decomposição do movimento, classificando em movimento no eixo X e Y, é possível aplicar os valores obtidos em diversos testes ns fórmula já conhecida do Movimento Uniformemente Acelerado.
V=V0+at2
Integrando em t, levando em conta apenas a gravidade e desprezando a resistência do ar temos a equação que nos dá o espaço do projétil em Y:
Já a aceleração em X é obtida através do produto da gravidade pelo seno do ângulo correspondente a inclinação da rampa de lançamento do experimento. ax=a.sen Estes mesmos dados podem ser obtidos pelas fórmulas da lei da conservação de energia mecânica.
Procedimento Experimental
Fixe uma folha de papel almaço sobre a mesa com o uso da fita crepe, e posicione a o trilho inclinado de forma que a esfera caia em cima da folha.
Com o fio de prumo anote a posição que será X0
Deixe a esfera cair uma vez, e posicione o papel carbono na região em que a esfera caiu de forma que todas as quedas subsequentes sejam registradas
Solte a esfera cinco vezes, de forma a obter 5 pontos marcados com a tinta do papel carbono no almaço
Faça uma média entre os pontos obtidos e este será ∆X
Meça a altura h, Y0 e X
Faça o uso das equações horárias de movimento e dos valores obtidos
Usando h e Y0, determine as velocidades v0 e vf através da conservação de energia mecânica.
Resultados e