relatório física 1 semestre
– Engenharia Mecânica –
Sumário
Resumo
Apesar de nem sempre ser perceptível, tudo ao nosso redor está em movimento. Seja quando alguém sai de casa para o trabalho, para ir à escola ou faz uma viagem de carro.
Há inúmeras maneiras pelas quais poderíamos descrever esses movimentos. Fisicamente é possível descrever o movimento basicamente em três partes distintas conhecidas como: deslocamento, velocidade e aceleração. Com base nesses três princípios básicos de movimento, é possível estudar o comportamento do movimento de qualquer corpo (partícula) em qualquer meio em que ele se encontra.
1. Objetivos
Estudar e analisar o comportamento do movimento de uma esfera metálica imersa em um meio viscoso encapsulado em nas inclinações de 10 e 30 graus.
Determinar experimentalmente em laboratório as relações desse fenômeno físico e suas variáveis através de leis, tabelas, fórmulas e gráficos para interpretação dos estudos e análises realizados.
2. Introdução teórica
Em uma corrida de cavalos, o vencedor se dá pelo animal cujo nariz seja o primeiro a cruzar a linha de chegada. Desta forma, é possível admitir que o que realmente importa é o deslocamento deste ponto em comum durante a corrida, tornando a forma e o movimento do cavalo com um todo desimportante.
Utilizando o conceito acima descrito, podemos descrever o movimento de qualquer objeto (partícula) descrevendo o movimento de um único ponto desse objeto.
Em cinemática, qualquer objeto pode ser considerado com uma partícula, desde que não estejamos interessados em seu tamanho, forma ou movimento interno.
3. Montagem e procedimento experimental
Utilizando-se do dispositivo experimental demonstrado na figura 1 e o auxílio de um cronômetro, adotou-se o seguinte passo a passo:
Fixar 2 (dois) ângulos () diferentes de 10º e 30º respectivamente;