Relatório- Fisica 3
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: FISICA III
PROFESSOR: ANA TEREZA
MEDIDAS DE CAPACITANCIA EM FUNÇÃO DA DISTÂNCIA ENTRE PLACAS
FEIRA DE SANTANA - BA
JANEIRO /2014
1. INTRODUÇÃO
O capacitor na sua forma mais básica é constituído por placas condutoras isoladas entre si podendo conter um dielétrico entre as placas.
Figura 1. Capacitor A figura acima mostra o capacitor em sua forma mais simples de configuração, porém na prática as maiorias dos capacitores possuem na sua construção um número maior de placas paralelas entre si e podem conter um material dielétrico entre suas placas. Materiais dielétricos são aqueles que se opõe ao campo elétrico, portanto, são materiais isolantes. Dielétricos são utilizados entre as placas do capacitor a fim de aumentar a capacitância do mesmo.
Capacitância é a medida da quantidade de carga que o capacitor pode armazenar entre suas placas. Quanto mais alta a capacitância, maior a quantidade de carga armazenada nas placas para a mesma tensão aplicada.
Para capacitores de placas paralelas, o cálculo da capacitância fica dependente apenas de fatores geométricos se aplicarmos a lei de gauss para superfícies gaussianas. Portanto temos: Onde:
C → Capacitância [F], e os submúltiplos (µF, nF, pF) são bastante empregados;
A → Área da placa [m²] d → Distância entre as placas [m]; ԑ0→ Permissividade no vácuo [C²/N.m²].
Após a definição de capacitância se torna mais fácil a compreensão do uso de materiais dielétricos, pois eles dificultam a passagem das cargas de uma placa para outra fazendo com que seja necessário um maior número de cargas para que o capacitor seja totalmente carregado.
Os capacitores microscópicos formam os bancos de memória dos computadores. Os campos elétricos nestes