Relatório Final Psicologia do Cotidiano
Na disciplina Psicologia do Cotidiano durante esse semestre, fomos convidados a observar os fenômenos da vida diária que constituem generalidades coletivas, sobre diversos temas, como: raça/etnia; religião; geração e idade; diferenciação social/cultural; gênero e orientação sexual; e também atividades humanas, trabalho; saúde; lazer; entre outros.
Além da observação deveríamos questionar e refletir sobre esses fenômenos de modo a estranhá-los, desconstruindo o que está estabelecido como natural e verdadeiro pela nossa sociedade.
Nosso grupo escolheu como tema para este trabalho uma atividade humana: o lazer. E durante todo o semestre, procuramos observar as atividades de lazer em seus diferentes aspectos e refletir sobre suas práticas.
O lazer é uma atividade humana e faz parte da nossa cultura. Ele é encontrado em meio a outras atividades realizadas pelo homem na sua vida cotidiana e entre outras atividades como trabalhos e estudos.
Pode ser definido também como momentos de descanso, distração e diversão. É praticado por pessoas de todas as idades: crianças, jovens, adultos e idosos. E essa prática se diferencia em relação a faixa etária. Crianças,pro exemplo, como foi observado em parques ecológicos se divertem com brinquedos...também andam de bicicletas e patins; enquanto no mesmo local jovens e adultos praticam exercícios físicos. Já os idosos passeiam calmamente, sentam nos bancos para descansar e observam os animais.