Relatório final farmacia hospitalar
1. Introdução 4
2. Objetivos 5
3. Atividades desenvolvidas 5
3.1 Dispensação de Medicamentos 5
3.2 Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) 6
3.3 Farmacovigilância 8
3.4 Ambulatório Magalhães Neto – AMN 9
4. Conclusão 11
5. Referências 12
1. INTRODUÇÃO
A farmácia hospitalar é um órgão de abrangência assistencial técnico-científica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas à produção, ao armazenamento, ao controle, à dispensação e a distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares, bem como à orientação de pacientes internos e ambulatoriais visando sempre à eficácia da terapêutica, além da redução dos custos, voltando-se, também, para o ensino e a pesquisa, propiciando um vasto campo de aprimoramento profissional (GOMES, 2006). O Serviço de Farmácia nos hospitais constitui um de seus departamentos mais importantes. É uma atividade que adquiriu especial significado em virtude de ser fator de alta cooperação no equilíbrio do orçamento hospitalar, contribuindo de modo decisivo na diminuição dos custos (MAIA NETO, 1990).
O estágio em Farmácia Hospitalar supervisionado referente à disciplina FAR 143 foi realizado no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), sendo esse um hospital integrado a rede SUS e que presta serviços públicos a comunidade no âmbito as saúde física, mental e social, estando de acordo, portanto, com o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Baseado na Resolução 208, do Conselho Federal de Farmácia, atualizado através da Resolução 300/1997, atribui-se como funções inerentes ao farmacêutico hospitalar entre outras atividades a organização e gestão de medicamentos, a sistemática de distribuição de medicamentos, nutrição parenteral e quimioterápica, farmacotécnica hospitalar, farmácia clínica e Farmacovigilância.
A Farmácia, como unidade técnico-administrativa do hospital, e que visa, primordialmente, a assistência ao