RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO:
O presente artigo relata as atividades desenvolvidas na execução do Projeto de Intervenção a partir de observações feitas durante o estágio no Conselho Tutelar da Criança e Adolescente do Município de Mara Rosa – GO (Fundo Municipal da Infância e Adolescência), que traz como tema principal, o Combate ao Abuso Sexual Infantil.
O Conselho Tutelar disponibiliza atendimento assistencial para as crianças e adolescentes do município fazendo valer o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei 8.069/90. Possui expediente público de segunda a sexta feira das 07:00 as 18:00 horas e regime de plantão permanente de um conselheiro.
O estágio apresenta propostas de abordagens para a elaboração de um plano de ação para a prevenção de novos casos de abuso sexual no município através de ações sócio educativas a serem realizadas junto ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, utilizando-se de alguns instrumentos como: oficinas de orientação, reunião expositiva, diálogo, esclarecimento de dúvidas e palestras, tendo como público alvo as crianças e adolescentes com idade entre 07 e 14 anos que freqüentam o Programa.
As denúncias de abusos sexuais contra crianças e adolescentes vêm aumentando com o passar do tempo, mas ainda assim, muitos casos ficam escondidos por longos anos porque grande parte das pessoas que sofrem este tipo de situação tende a se calar por diversos fatores, tais como: falta de esclarecimentos, medo, culpa, vergonha, dentre outros.
O objetivo do projeto é propiciar as crianças e adolescentes mecanismos de conhecimento para evitar o abuso sexual infantil.
Para a realização do projeto, houve a participação da estagiária do Curso de Serviço Social, uma Supervisora Acadêmica, uma Assistente Social no Campo de Estágio, funcionários do Conselho Tutelar de Mara Rosa – GO, uma Assistente Social que trabalha no Conselho Tutelar, funcionários do PETI.
2. DESENVOLVIMENTO
A infância é uma época na qual o individuo passa por muitos