Alimentos para bovinos de leite;
Leiteira Internacional
Essenciais em
Gado de Leite
University of Wisconsin-Madison
6) ALIMENTOS PARA BOVINOS DE LEITE
Michel A. Wattiaux
Babcock Institute
W. Terry Howard
Department of Dairy Science
INTRODUÇÃO
Em geral, os alimentos são classificados e uma das seguintes categorias:
• Forragens;
• Concentrados (alimentos energéticos ou proteicos); • Minerais e vitaminas.
Esta classificação é um meio conveniênte de agrupar alimentos, contudo é um pouco arbitrária. A classificação dos alimentos não é tão importânte quanto o conhecimento da disponibilidade destes alimentos, o seu valor nutritivo, e os fatores que podem afetar sua utilização em uma ração.
FORRAGENS
Em geral, forragens são as partes vegetativas de uma planta que contém uma alta concentração de fibras (mais de 30% de fibra detergente neutra). Elas tem que ter um tamanho mínimo (pelo menos 2.5 cm) para a estimulação física do rúmen e correta função ruminal.
Normalmente, as forragens são cultivadas na própria fazenda. Ela pode ser servida em um sistema de pastejo ou em forma de silo ou feno. Dependendo do estágio de lactação das vacas, as forragens devem contribuir com cerca de 100% da matéria seca do alimeto (para vacas secas); ou com cerca de 35% da matéria seca (para vacas no início de lactação). As características das forragens são:
• Volume: O tipo de volumoso pode limitar a capacidade de ingestão da vaca. A ingestão de energia e a produção de leite de uma vaca pode
ser afetada pela alta quantidade de fibra em uma dieta. Contudo, alimentos com fibra são essenciais para a estimulação ruminal e para a manutenção da saúde do animal.
• Alta fibra e baixa energia: As forragens podem conter de 30 a 90% de fibras (fibra detergente neutra). Em geral, a quantidade de fibra em uma forragem é inversamente proporcional à sua quantidade de energia.
• Variação de proteína: Dependendo do