Relatório final de estágio em fundamentos de enfermagem
A enfermagem é uma das profissões cujo exercício muito tem a ver com a arte de cuidar. Implica na promoção da saúde e do bem-estar de pacientes e familiares. Uma atividade de tamanha importância que requer embasamento teórico, envolvimento profissional e compromisso com a assistência. Esses três fundamentos, aliás, constituem a base da prática da enfermagem.
O primeiro contato com o ambiente profissional, o momento do estágio, exige que se fale em fundamentação, pois a qualidade da prática está exatamente no fundamento teórico-prático. O enfermeiro eficiente é aquele capaz de realizar um procedimento baseado nessas teorias (VIANA, 2007).
Entende-se como estágio curricular a etapa de aplicação do conhecimento reflexivo e do aperfeiçoamento de habilidades numa situação real; é o momentum de junção do saber com o fazer, que conduzirá suas dúvidas a um agir profissional mais consciente, crítico e criativo. De 21 de maio a 08 de junho foi realizado Estágio Curricular Obrigatório em Fundamentos de Enfermagem, contando com a participação de 7 (sete) alunos da turma 122 no período da manhã, totalizando uma carga horária de 75 horas, este Estágio foi realizado no Hospital Regional Homero de Miranda Gomes (HRHMG – Regional) e servirá como subsídio e complementação da carga horária exigida para obtenção do certificado de formação em Técnico em Enfermagem. O presente relatório tem como objetivo transmitir sobre o desenvolvimento do Estágio e descrever um estudo de caso. O estudo de caso consiste em entrevistar um paciente, analisar e descrever sua evolução, relatando os cuidados de enfermagem básicos (sinais vitais, curativos e higiene e conforto do paciente) e os medicamentos aos quais foi administrado ao paciente no seu processo desde a internação até o momento da entrevista.
HISTÓRICO DO PACIENTE O paciente selecionado pra a realização do estudo de caso foi o Sr. C.A.D.T, nascido em 23 de janeiro de 1963 e internado no HRHMG dia 14 de maio de 2012