Tensoestruturas
Estruturas tensionadas ou tenso estruturas são coberturas onde o elemento principal é a própria cobertura, a qual permanece sob constante estado de tracionamento, contrastando com os elementos metálicos comprimidos e promovendo o total equilíbrio do sistema. Sistemas estruturais tracionados são aplicados à cobertura de grandes vãos – obras em que são tecnicamente imbatíveis em relação a outros sistemas –, mas há uma falta de cultura técnica específica, prevalecem conceitos equivocados sobre a durabilidade desse tipo de obra e a dependência de materiais importados é grande. O tecido que forma a tenso estrutura tem uma capacidade própria de resistência aos esforços externos. A resistência pode ser maior ou menor de acordo com a forma geométrica assumida, sempre em dupla curvatura, e também com o material do tecido escolhido para a cobertura. Usando-se uma base retangular ou quadrada com dois vértices (pontos) fixos em nível inferior e dois em pontos superiores, as fibras do tecido que convergem para cima resistem a pressões do vento ou peso da neve (cargas que agem de cima para baixo); e as fibras que convergem para baixo resistirão aos esforços de vento na sucção (cargas que agem de baixo para cima). Quanto maior a diferença de distância entre os dois níveis, maior a eficiência no combate a estas cargas.
Estas estruturas não estão restritas as formas. Pode-se com maior liberdade que em outros sistemas estruturais, escolher o campo de tensões e a, partir daí, escolher a forma deste campo. Esta característica de variabilidade de soluções, tanto espaciais, geométricas e de materiais, faz deste sistema um recurso bastante usado atualmente.
2. HISTÓRIA
São adaptáveis, mínimas, ecológicas, portáteis, entre uma série de caracterizações que lhes são atribuídas, tendo-se em vista o seu uso continuado por milênios, servindo a fins que de outro modo seriam