Relatório filme Kiriku
Ele era um menino extremamente inteligente, cheio de coragem e habilidades, porém todos na aldeia o descriminavam, pois o achavam muito esquisito. Apenas sua mãe compreendia sua inteligência e o aceitava Logo após seu nascimento Kiriku descobre que seu pai, irmãos e quase todos os homens de sua aldeia foram mortos por uma feiticeira chamada Karabá, o que desperta o interesse dele pelo assunto. Um tio do menino resolveu procurar a feiticeira, em busca do fim de todas as desgraças que ela havia lhe causado, nisso Kiriku segue o seu tio e ,disfarçando de chapéu, com toda sua Inteligência e astúcia, consegue salvar o tio da morte, enganando a feiticeira.
Após o acontecimento Kiriku fica determinado as descobrir a explicação para tanta maldade da feiticeira. Ela, além de supostamente matar os homens da aldeia, também secava a fonte de água e passou a exigir que as mulheres da aldeia lhe entregassem seus bens preciosos. Em outro momento Kiriku foi até a feiticeira, para tentar conversar, mas ela tentou matá-lo, então ele fugiu.
Com tudo isso, sem outra saída, Kiriku e sua mãe resolvem ir até uma montanha visitar um sábio, para perguntá-lo qual o segredo da feiticeira. Porém, para chegar à montanha era necessário passar pela casa da feiticeira (está era uma forma dela impedir que as pessoas chegassem ao sábio e descobrissem seu segredo). Mas, com toda sua Inteligência e agilidade, Kiriku cosegue chegar à montanha, e descobre que a feiticeira não matava os homens, na verdade ela os transformava em escravos, e que todo o seu poder vinha de um espinho que ela tinha