relatório feira de ciencias
VISÃO SEM FIM
Ilusão de óptica e dimensão para Feira de Ciências.
Escola Estadual Vinicius de Moraes.
Professores: André, Levi, Leandro e Djevon.
COTIA 2011
1. OBJETIVO
Visão sem fim é uma experiência que pretende enfatizar a ilusão de óptica existente entre dois espelhos que refletem imagens virtuais a um objeto fixo ou a pessoa que os observa. O projeto também busca ampliar o conhecimento sobre a visão e a relação das imagens com a matemática.
A história do espelho A primeira manifestação de um projeto de espelho aconteceu quando homem observou seu reflexo na água. Assim, esse reflexo acabou despertando a curiosidade humana. A partir desse momento, os espelhos foram ganhando importância. Acredita-se que a primeira tentativa de produzir o espelho foi na Idade de Bronze, com o polimento de pedras e metais, cerca de três mil anos antes de Cristo. Alguns antigos povos do atual Irã também tentaram produzir o espelho, mas todos os modelos feitos refletiam apenas os contornos das coisas. Somente no século XIII, com o rei Luis da França, é que os espelhos com maior nitidez foram fabricados, mas como era um objeto luxuoso, o preço era muito elevado e só os ricos tinham.
Componentes do espelho Um bom espelho reflete no mínimo 90% dos raios de luz que incidem sobre ele. Por isso o processo de fabricação tem de ser eficaz. Ele possui três camadas:
1- Vidro> este é o que determina o tamanho do espelho, pois ele possui a solidez para sustentar as outras camadas.
2- Metal polido> é o que garante a reflexão dos raios.
3- Tinta preta> responsável pela absorção da luz e é o que impede o “escape” dos raios por trás do espelho. Veja o exemplo:
2. INTRODUÇÃO
2.1 O que é e como funciona
Ilusão de óptica