RELATÓRIO ESTÁGIO - EPI
Atualmente há uma grande preocupação das empresas com a saúde e principalmente com a segurança dos trabalhadores. Tudo isso se deu a crescente organização de trabalhadores, e isso trouxe para os mesmos melhores condições de trabalho. Com o avanço nas normas regulamentadoras que favoreçam a vida dos trabalhadores podemos perceber a necessidade de estudos direcionados e centralizados sobre diversos assuntos, dentre eles pode-se destacar a importância do uso de EPI’s. Com o propósito de atender a legislação e garantir a saúde de seus profissionais, evitando as possíveis ausências dos trabalhadores no local de trabalho, as empresas buscam diminuir a exposição de seus funcionários aos diversos riscos de elevada intensidade, bem como a correta utilização de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), pertinentes a cada etapa de seu processo.
Segundo Dobrovolski, witkowski & Atamamczuk (2008), O uso de EPI está previsto na legislação trabalhista. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê a obrigatoriedade da empresa em fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado aos riscos e em perfeito estado de conservação e funcionamento. Caso não sejam fornecidos os equipamentos aos funcionários e ocorrendo acidentes de trabalho, a empresa é responsabilizada perante a legislação. A NR6 também prevê obrigações do empregador em fornecer os EPIs e, cabe aos empregados a responsabilidade pelo seu uso, guarda e conservação.
O uso do EPI está relacionado com a segurança comportamental, que é um termo que se refere à aplicação dos conhecimentos científicos da Psicologia Comportamental nas questões de segurança no trabalho, por isso que antes de observarmos as questões de uso devemos socializar o conhecimento da importância dos mesmos. Sendo assim objetiva-se nesse trabalho uma socialização dos conhecimentos adquiridos durante o curso, e dessa forma pretende-se concretizar a teoria adquirida na prática que se almeja.
JUSTIFICATIVA
O estágio tem a