Relatório estágio educação infantil
O estágio foi desenvolvido no Centro Educacional Criança e CIA localizada em Três Corações no período de 26/09/2011 no período vespertino em sala de educação infantil ensino primário de crianças de 5 anos,com finalidade de analisar a importância da gestão no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema regular de ensino. Mostrar a sociedade, a importância de acolher pessoas com necessidades especiais e conscientizá-los de que as mesmas têm o direito de igualdade e adquirir mais informações sobre a profissão. Foi realizada a atividade de observação da rotina escolar com o processo de Inclusão.
2. DESENVOLVIMENTO
A estrutura da escola é ótima ambiente agradável aos alunos, as salas têm capacidade adequada para os números de alunos nelas, com carteiras e cadeiras apropriadas, armário para guardar materiais e quadro negro. O material necessário para as aulas é de boa qualidade e eficácia.
Nesta escola onde aconteceu o estágio há uma criança portadoras de necessidades especiais, que exige muita atenção dos educadores. A inclusão dessas crianças ocorre de forma tranqüila e ela participa das atividades propostas pela escola.
Tanto a direção quanto os educadores buscam sempre novas ideias e materiais para aplicação no trabalho em sala de aula com intuito de criar um ambiente de descontração e interação entre todas as crianças.
A escola procura realizar atividades lúdicas, livres e dirigidas como: jogos, brincadeiras, músicas, teatros, recreação.
Durante essa etapa, percebi que a professora-regente ainda não tem aproveitado os recursos, as vezes trabalha de forma habitual, ou seja, apenas comenta um assunto , deixando as crianças a desejar . Raramente usava o quadro negro. Percebe-se que apesar de todas as dificuldades existentes houve interação, interesse e aprendizado.
Os professores, consideram que a prática docente para inclusão perpassam os limites da sala de