relatório estação de tratamento de água - RJ
A visita foi realizada na ETA de Juturnaíba, localizada em Araruama. Desde março de 1998, a Águas de Juturnaíba é a concessionária responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto nas cidades de Araruama, Saquarema e Silva Jardim, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.
Ilustração - ETA JUTURNAÍBA
Quando Águas de Juturnaíba assumiu a concessão, somente 65% da população recebia água tratada. Apenas dez anos depois, esse índice chegou a 95%. Para atingir esses percentuais, a concessionária investiu na recuperação da ETA Juturnaíba, elevando a produção média de água tratada, além de reformar e ampliar as redes existentes, os reservatórios e os boosters. Em 2013, para melhor atender os municípios, Águas de Juturnaíba inaugura o maior reservatório de água da Região dos Lagos, com capacidade de abastecer Araruama e Saquarema pelo período de 4,5 horas.
2) ETAPAS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO
O processo de tratamento realizado em Juturnaíba é do tipo convencional com a sequência de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, correção do pH, reserva, distribuição e reutilização da água de lavagem. De lá, a água segue para os reservatórios e então, distribuída a cerca de 50 mil ligações.
3) ESTUDO DOS MEDIDORES DE VAZÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO
Durante a visita, pudemos nos deparar com dois medidores de vazão: a Calha Parshal e o vertedor.
A medição de vazão em condutos livres, particularmente em canais abertos, é um dos problemas mais importantes no estudo da hidráulica aplicada. Entre os inúmeros dispositivos propostos os mais utilizados são os medidores de regime crítico, entre eles as ditas calhas.
Nas calhas de medição de vazão, a água é submetida a uma concentração produzida pelas laterais ou pela elevação do fundo do canal ou por ambas. Uma característica comum das calhas medidoras é a formação proposital de uma onda de refluxo próximo a sua saída, o que conduz a