Relatório ergonomico
Pós-Graduação Engenharia de Produção
RELATÓRIO ERGONÔMICO DO TRABALHO
Belo Horizonte
2011
RELATÓRIO ERGONÔMICO DO TRABALHO
Atividade: Rebarbar e embalar as peças.
1 INTRODUÇÃO A empresa STP presta serviços para indústrias nas áreas de mecânica, telefonia e com principal ênfase em peças automotivas. Possui parque industrial de aproximadamente 3.000 m², utilizando-se de torno automático, torno revólver, torno CNC, laminadora de rosca, retífica, serra de corte e escovadeira automática. O presente trabalho tem a finalidade de reduzir os afastamentos do trabalho pelo motivo de dores nas costas, que já é a principal causa de afastamento temporário do trabalho no país.
2 OBJETIVO Este trabalho tem como objetivo analisar o posto de trabalho de um auxiliar da produção e obter informações que permitam melhorias ergonômicas.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ▪ Identificar as condições atuais de trabalho; ▪ Verificar a existência de irregularidades; ▪ Analisar as condições encontradas; ▪ Propor medida de intervenção
3 METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS OBTIDOS O método de pesquisa foi realizado através de observação da rotina do trabalho do colaborador da organização e coleta de dados. As observações foram realizadas no período da tarde, alternando entre os horários do período. Foram dedicados 30 minutos por dia da primeira semana do mês de junho de 2011 para análise.
4 ANÁLISE: RESULTADOS Quatro em cada cinco brasileiros têm ou terão uma dor digna de atenção na coluna, motivo que mais leva o paciente ao consultório do clínico geral no Brasil. As consultas de pessoas alegando dores, que podem ir do pescoço (cervicalgia), passando pelo meio da coluna (dor torácica) até o final das costas (lombalgia). No estudo realizado, o auxiliar de produção, fica na extremidade do processo de escovamento (1), realiza um movimento de pegar as peças após o processo de rebarbar (2),