Relatório Equilíbrio Estático
Pratica Física I
Professor: Sincler Peixoto de Meireles
Relatório Equilíbrio Estático
Introdução:
Na física clássica, define-se equilíbrio estático como o arranjo de forças atuantes sobre determinado corpo em repouso de modo que a resultante dessas forças tenha módulo igual a zero. Ou seja, todo e qualquer corpo estará parado (nesse caso, parado no sentido de ausente de movimento, acelerado ou não) em relação a um ponto referencial se, e somente se, as resultantes das forças aplicadas sobre ele forem nulas.[1]
Equilíbrio estático ----
O experimento que se segue, envolve uma mesa com escala para ângulos com a finalidade de medir a angulação de certas forças coplanares aplicadas sobre um único corpo, onde o somatório dessas forças seja igual a zero, ou seja, atingindo assim o equilíbrio estático.
Objetivo:
O experimento conduzido pelo grupo tem como objetivo o estudo direcionado sobre equilíbrio estático.
Equipamentos:
O experimento envolve um aparelho, uma espécie de mesa graduada em que se possa medir a angulação de certas forças aplicadas sobre um corpo, uma balança, três roldanas interligadas por um arco e presas ao redor da mesa e diferentes pesos capazes de se ligar as extremidades das roldanas.
Procedimento Experimental:
O experimento foi iniciado ajustando as roldanas para determinado ângulo (0°, 100° e 200°). Posteriormente os integrantes do grupo foram colocando diferentes pesos em cada extremidade das roldanas até chegar ao ponto onde a soma dessas forças seja nula, afinal, deseja-se estudar o caso de equilíbrio estático. Este equilíbrio era atingido quando o arco central (em que as roldanas estavam ligadas) ficava centralizado com o um arco desenhado no centro da mesa. Após encontrar o equilíbrio estático os pesos foram removidos e pesados em uma balança.
Dados experimentais e Analise dos dados: