Relatório empreendedorismo
Um dos principais erros do empreendedor iniciante é minimizar a importância do planejamento, e do desenvolvimento de um plano de negocio permitindo levantar informações cruciais para a determinação dos recursos de que necessitará. Muitos acham que basta ter dinheiro e sorte, mas de acordo com o gerente de atendimento do sistema SEBRAE, Ênio Pinto, mais do que nunca é preciso que as pessoas se informem e se capacitem.
O empreendedor necessita de um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, incluindo programas de acesso à inovação, ao crédito, e ao mercado das compras públicas, além de reduções de impostos e projetos de qualificação.
O SEBRAE sempre foi uma referência no assunto, oferecendo cursos técnicos para a gestão do negócio e para estudos de viabilidade econômica-financeira. Sabemos que para você ter sucesso à frente de um pequeno empreendimento é importante que você domine, sim, técnicas de gestão, mas também é fundamental que você tenha uma atitude, uma conduta, um comportamento protagonista, de liderança, para que você venha a ter sucesso à frente deste empreendimento.
O líder tem um papel de extrema importância na realização das metas, o papel dele é de cobrança, e para que as metas sejam cumpridas com perfeição, o líder precisa cobrar. Segundo o mestre na área de estratégica Marcos Morita, “O empresário gosta sempre de pensar a frente e acaba esquecendo-se de verificar se as coisas foram realizadas ou não, o que prejudica muito na realização das metas”.
A maioria ainda não vê a inovação como diferencial para o seu negócio. Isso, muitas vezes, é decorrência de um mercado interno pujante, de muitas oportunidades internas para desenvolver um negócio e tem muito a ver também com a questão do empreendedor brasileiro não pensar na internacionalização. Ele não tem essa visão de abrangência além do país em termos de atuação. Só que isso é negativo porque da mesma forma que o Brasil está crescendo