Relatório - Inovação e Empreendedorismo
Docente
Profa. Me. Otávia Sala
Módulo: 2.0
PROJETO INTERDISCIPLINAR I –
ENTREGA PARCIAL
0200
0200110324
0200
0200108539
Aline Boer
Anaise Brondi
Érica Soares
Tatiane F. G. Tocantins
Pólo
Lafaite – Ribeirão Preto
Tutora
Rose
INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Este relatório tem como objetivo apresentar o empreendedorismo e a inovação como a criação de algo novo a partir da identificação de uma oportunidade. A dedicação, a persistência e a ousadia aparecem como atitudes imprescindíveis neste processo para se alcançar os objetivos pretendidos.
Acreditamos que a inovação e o empreendedorismo devem ser compreendidos como irmãos gêmeos: parecem iguais, mas, na verdade, são distintos. Enquanto o empreendedorismo não exige necessariamente que a pessoa seja inovadora, a inovação exige do inovador o espírito empreendedor.
Percebemos também em nossa breve pesquisa que, via de regra, todas as questões relacionadas à inovação e empreendedorismo parecem se concentrar muito no fator tecnológico e nos seus processos de desenvolvimento, esquecendo, ou mesmo negligenciando o fator humano.
Caminhos do empreendedorismo e da inovação
Na idade média, o empreendedorismo resumia-se basicamente à prestação de serviços ao governo, seguindo para uma industrialização no século XVIII que criou a necessidade de uma mudança no perfil da atividade empreendedora, passando a seguir pelas mudanças na definição de empreendedor e empreendedorismo.
Com o passar do tempo, surge a necessidade de adequar antigos processos, e criar novos, para atender uma nova estrutura econômica e de mercado. Para o empreendedor isso é apresentado como uma urgência em se adaptar constantemente às novas exigências dos consumidores e da economia, desta forma o conceito de empreendedorismo passa a ser subsidiado ao ato de inovar. Para tanto, relacionamos, neste relatório, a inovação não como uma simples parte da atividade empreendedora, mas como sendo a