Relatório Embriologia reprodução masculina
Músculo cremaster
O músculo cremaster se insere no escroto e age suspendendo o testículo.
Constitui-se de fibras musculares contínuas ao músculo oblíquo interno do abdômen.
A função do músculo cremaster está relacionada com a manutenção da temperatura dos testículos. No ser humano, se os testículos forem submetidos à temperatura média interna do corpo, de cerca de 36,5°C, poderá ocorrer diminuição ou cessação da espermatogênese, que é a produção de espermatozóides. Entretando, a exposição dos testículos e do escroto a temperaturas baixas, pode dificultar o suprimento sanguíneo.
O músculo cremaster age contraindo-se para aproximar os testículos do tronco, para aquecê-los, ou relaxando e afastando os testículos para resfriá-los. Este mecanismo de contração e relaxamento provoca uma visível movimentação dos testículos e ocorre de forma involuntária. Quando a base da coxa de um indivíduo em repouso é estimulada, em sua face medial, ou interna, o cremaster se contrai. A este fenômeno se dá o nome de Reflexo cremastérico.
Glândulas Sudoríparas
Também conhecidas como glândulas de suor, são células epiteliais presentes na pele dos mamíferos. Estas glândulas possuem a importante função de secretar o suor, possibilitando a regulação da temperatura corporal e a eliminação de substâncias tóxicas ao organismo.
Glândulas Écrinas
Em maior quantidade no corpo humano do que as glândulas apócrinas, as écrinas estão presentes em quase todas as partes da pele. Atuam, principalmente, no processo de regulação da temperatura do corpo através da evaporação. Isto acontece, pois com a evaporação do suor o corpo perde energia térmica.
Elas são encontradas em maior quantidade na pele das palmas das mãos, plantas dos pés e fronte. Começam a funcionar logo após o nascimento da criança.
A parte que excreta suor das glândulas écrinas encontra-se, principalmente, na derme profunda. O ducto excretor do suor passa pela derme, epiderme e termina nos poros