Relatório eletro
O conhecimento é um dado natural do ser humano. Aristóteles já afirmava que “o homem naturalmente deseja saber”. Basta observar uma criança: ela sempre está buscando o desconhecido para torná-lo palpável e visível. Na medida em que a criança cresce a curiosidade aumenta. Naturalmente, conforme a psicologia do desenvolvimento humano, é a fase dos porquês. Assim sendo, na medida em que ser humano quer agir sobre as coisas ou sobre o mundo, estabelecendo uma relação mais profunda, e como não pode agir diretamente sobre os objetos, tem a necessidade de criar instrumentos para dominar e estabelecer as suas relações com o mundo.
Para o homem penetrar nas diversas áreas da realidade ele precisa aprender. Adquirir conhecimentos, aprender a refletir, pensar, eis o início para a compreensão do conhecimento.
A finalidade do capítulo 2 é apresentar algumas idéias que permitam a compreensão do conhecimento. Inicia-se pelo básico. Sem esta base não é possível adquirir conhecimentos (estudar o item 2.1). O conhecimento inicia por uma idéia. A veracidade de idéia, ou seja, a verdade será determinada pela reflexão e pesquisa para se ter a certeza que esta idéia é verdadeira. A idéia só será desenvolvida, colocada em ação se os métodos e as técnicas utilizadas forem eficazes.
O tópico a formação da consciência crítica visa desenvolver a nossa capacidade de crítica, que é um ato lógico de estudar, para compreender e adquirir novos conhecimentos. Quer-se passar do estágio ingênuo, infantil para o estágio da consciência crítica. Aprender a criticar é não fazer fofocas, mas sim, desencadear um processo de crítica na busca da verdade.
Nos tópicos o que é conhecimento? e considerações gerais sobre ciência apresenta-se algumas idéias sobre o que seja conhecimento e que implicações este entendimento tem sobre a concepção de ciência. Ao longo do tempo o homem foi dominando a natureza pela aquisição de conhecimentos. Hoje faz necessário adquirir mais