Relatório ecm
ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS II
ENGENHARIA MECATRÔNICA
AULA 1: COLAGEM DA SUSPENSÃO DE ARGILA DO TIPO SALOMÃO E DISPERSÃO DO ÓXIDO DE ALUMÍNIO
Introdução Teórica
Materiais cerâmicos se destacam das outras classes de materiais por duas características em especial: alta temperatura de fusão e elevada dureza. Embora sejam as principais justificativas para sua utilização, essas características dificultam sua viabilidade de produção.
Em decorrência dessa dificuldade, foi encontrada uma alternativa: produzir materiais cerâmicos a partir da conformação de sistemas particulados ou pós com água ou qualquer outro aditivo, formando uma massa. As principais etapas do processo de produção são: dispersão e homogeneização das partículas em suspensão, conformação, secagem e sinterização (queima realizada para transformar um compacto de partículas, antes quebradiço).
Uma das dificuldades envolvidas nesse processamento é a formação de aglomerados em decorrência das forças superficiais entre as partículas, impedindo que se obtenha uma suspensão homogênea. Porém, esse problema pode ser solucionado adicionando certa quantidade de dispersante, a fim de gerar forças de repulsão para compensar as forças atrativas entre as partículas.
Objetivos Parte 1 – Colagem da suspensão de argila do tipo Salomão
Acompanhar o processo de fabricação de um material cerâmico a partir da conformação e posterior queima de uma suspensão fornecida.
Parte 2 - Dispersão de óxido de alumínio
Verificar os efeitos de uma substancia dispersante na produção de uma suspensão, bem como a diferença de fluência de uma suspensão com e sem dispersante.
Materiais e Métodos
Materiais
Parte 1 – Colagem da suspensão de argila do tipo Salomão
-Molde de gesso em formado de cadinho; (Figura 1)
-Suspensão cerâmica (barbotina) de argila com 50% de água e 50% de material em massa de argila; (Figura 2)
-Estufa; (Figura 3)
-Forno.
Figura 1