Relatório do ipcc/onu – novos cenários climáticos
PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA
MUDANÇA CLIMÁTICA 2007: A BASE DA CIÊNCIA FÍSICA
RESUMO PARA OS ELABORADORES DA POLÍTICA
Contribuição do Grupo de Trabalho I para o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática.
Este relatório para os elaboradores da política foi formalmente aprovado na décima sessão do grupo de trabalho I do IPCC, em Paris, em fevereiro de 2007. Observação: Os textos, as tabelas e as figuras aqui mostradas são finais, mas estão sujeitas à checagem, edição de cópias e aos ajustes de edição no que se refere às figuras.
Relatório do IPCC/ONU – Novos Cenários Climáticos – Versão em português: iniciativa da Ecolatina 2
INTRODUÇÃO: A contribuição do Grupo de Trabalho I para o Quarto relatório de Avaliação do IPCC descreve o progresso do entendimento dos fatores humanos e naturais na mudança climática1. Observou as mudanças climáticas, atribuições e processos climáticos e estimou mudanças climáticas futuras. As contribuições foram baseadas em avaliações prévias feitas pelo IPCC juntamente com novos descobrimentos referentes aos últimos seis anos de pesquisa que foram incorporados. O progresso científico desde o TAR (Terceiro Relatório de Avaliação) tem como base uma grande quantidade de dados novos e mais compreensíveis, uma análise de dados mais sofisticada, uma melhora no entendimento dos processos e suas simulações em modelos e uma exploração mais extensa de faixas incertas. A base para os parágrafos deste relatório, para os elaboradores de política, pode ser encontrada nas sessões dos capítulos especificadas em colchetes. OS FATORES NATURAIS E HUMANOS NAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Mudanças na atmosfera da quantidade de gás causador do efeito estufa e aerosol, mudanças da radiação solar e na propriedade da superfície da terra alteram o equilíbrio energético do sistema climático. Estas