Relatório do filme Somos Tão Jovens
Renato e sua família se mudam do Rio De Janeiro para Brasília. Andando de bicicleta Renato leva um tombo e é levado para o hospital, onde faz uma pequena cirurgia e descobre que tinha uma rara doença óssea, e isso o obriga a ficar de cama por um tempo, ele aproveita desse tempo para se dedicar a música.
Quando volta a suas atividades, Renato começa a dar aulas de inglês com música e faz sucesso com sua metodologia de estudar as letras das canções internacionais. Em seu local de trabalho conhece um outro professor que o apresenta a banda "Sex Pistols" que fazem música de revolta com apenas 3 acordes e essa ideia fascina Renato.
Renato muda completamente seu estilo, dizendo ser "seu novo eu". Em uma festa ele faz novas amizades que curtem o mesmo estilo músical que ele. Renato também tem um sentimento de "ódio" pelo país em que vive, devido as injustiças da época e a ingenuidade da sociedade.
Renato e mais dois amigos formam uma banda, com o nome "Aborto Elétrico", e fazem show em um pequeno lugar, porém a banda não da certo pois o guitarrista precisa voltar para a Africa Do Sul, então eles decidem colocar outro guitarrista no lugar, a banda começa a fazer um pequeno sucesso, e ele se apresenta como Renato Russo e larga seu emprego de professor de inglês.
Com o tempo Renato decide contar para sua mãe sobre sua opção sexual. A banda consegue sair no jornal no dia da morte de John Lennon. Nesse mesmo dia eles tinham um show para fazer mas as coisas dão errado e a banda tem sua primeira crise, e na segunda a banda acaba definitivamente, então Renato parte para carreira solo, não sendo muito aceito em sua primeira apresentação, nem na segunda, mas ele não desistiu.
Certo dia Renato teve que cobrir um integrante de uma banda que havia faltado ao show e então formaram a Legião Urbana, que faz sucesso e tudo começa em um show no Rio De Janeiro.
Renato sonhava em ser uma inspiração para os jovens, e conseguiu.