RELATÓRIO DO FILME “REVOLUÇÃO EM DAGENHAM”
520 palavras
3 páginas
CIÊNCIAS POLÍTICAS: RELATÓRIO DO FILME “REVOLUÇÃO EM DAGENHAM”Relatório do Filme
O filme retrata a revolução das operárias da fábrica da Ford de Dagenham, ocorrida em 1968. Assim como havia imensas dificuldades dos moradores dos subúrbios se nivelarem as classes mais altas, outro grande obstáculo era as mulheres obterem salários iguais aos dos homens, por trabalharem horas equivalentes a eles.
O motivo da revolta: as trabalhadoras lutavam por igualdade salarial, negavam-se a fazer horas extras e almejavam por justiça. O cotidiano delas que tinham como ofício a costura dos bancos dos carros da Ford era péssimo, pois o local de trabalho não era apropriado.
Na fábrica trabalhavam 55 mil homens e 186 mulheres e entre elas foi escolhida Rita O’Grady para representar as operarias, ela tinha pulso firme e lutava para que o movimento feminista conseguisse a tão sonhada igualdade de direitos.
A Ford na época tinha um grande peso na economia do país, montavam cerca de 3.000 mil carros por dia e era a maior potencia da Europa no setor automobilístico. Vale ressaltar que os homens lideravam os sindicatos, demonstrando que a sociedade era machista e desleal.
De fato é anunciado aos representantes da empresa que as operárias da fábrica não estão contentes com a situação e que irão fazer uma paralisação. No entanto, a montadora de carros não atende ao pedido delas e o conflito se inicia por alegarem que o salário delas não iria aumentar, pois não eram qualificadas.
Foi então proposto um acordo com a Ford, através de uma reunião com representantes da empresa, o líder do sindicato e Rita, porém não aceitam e tentam manipular a situação. Rita não contente anuncia que elas irão suspender o trabalho em 24 horas. Então é tomada a paralisação, contendo faixas com pedidos de respeito e salários iguais. Os lideres deparam-se com o problema de que se eles equiparassem os salários dos homens e mulheres, teriam que fazer em todas as outras fabricas espalhadas no mundo e seria