Relatório do 2° experimento de química inorganica
Objetivo: Fazer essas solubilidades com a finalidade de descobrir a diferença de propriedades das substâncias iônicas e moleculares, bem como quais soluções seria capazes de conduzir eletricidade ou não.
Procedimentos: Adicionamos uma quantidade mínima de cada soluto em um solvente. Agitando-os até observarmos total solubilização para com isso testa a condutividade de cada solução.
Amostras Iônicas Covalentes Observações
Açúcar
Ácido Sulfúrico
Cloreto de Sódio
Fenolftaleína
Água Destilada
Água Potável
Resultados dos procedimentos:
1° Teste com Fenolftaleína: pipetado 1 ml de fenolftaleína no béquer uma certa quantidade e completado para 250 ml de água destilada. Solubilizado a mesma vimos que teve pouca condutividade, pois a luz não tinha constancia.
2° Teste Ácido sulfúrico: misturado certa quantidade de ácido a um qs de água destilada, bem misturada foi levado para verificação de condutividade e foi observado que este ácido acendeu a luz rapidamente e com luz forte.
3° Teste com Açúcar, no caso deste ativo, por ser um composto molecular, e não conter íons, a luz não acende. Nas primeiras tentativas, o composto aparentemente foi capaz de acender a luz, pois estava dotado de resíduos de outros compostos, que fez com estes restos, fizessem a condução entre os polos.
4° Teste Cloreto de Sódio: foi observado que conduz corrente elétrica, acendendo uma luz forte, isso porque o sal de maneira geral, em solução conduz corrente elétrico como os ácidos.
5° Teste Água destilada: houve uma oscilação na condução da luz, também aparentemente por restos de resíduos de compostos anteriores nos polos.
6° Teste Água Potável: houve também uma oscilação dos polos