Relatório Dimensionamento de Bomba
SETOR DE CIENCIAS TECNOLOGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUIMICA
DIMENSIONAMENTO DA BOMBA
ANA MARIA
CURITIBA
2014
1. INTRODUÇÃO
Em primeiro lugar é necessário entender que o dimensionamento de uma bomba é individual em relação a sua marca, ou seja, cada fabricante tem a responsabilidade de fornecer uma tabela, onde através desta, o cliente possa definir, ou seja, dimensionar a bomba ideal para o seu tipo de instalação.
Os dados para dimensionar uma bomba são vários, tais como: altura entre o nível de água e o eixo da bomba, comprimento horizontal da tubulação até o reservatório (caixa d’água), altura do reservatório, entre outros.
2. OBJETIVO
O experimento consiste em fazer certo fluido (água) passar por uma tubulação com diversos acidentes e dois tipos de material. Inicialmente ligamos a bomba com a válvula gaveta levemente aberta, e aos poucos a abrimos completamente. Após isso, medimos a diferença de altura do sistema e o comprimento das tubulações com o auxílio de uma régua, anotamos o número de acidentes e o
acusado pelo tubo de
Venturi. Com esses dados experimentais e os demais encontrados em tabelas conseguimos calcular a perda de carga em cada sessão junto com a potencia da bomba. 3. MEMORIAL DE CÁLCULO
Para a realização dos cálculos envolvidos neste experimento utilizaremos a equação de balanço de energia para o respectivo sistema, dada por:
(
)
(
)
Para nosso sistema:
( )
Sendo:
= Perda de carga do sistema.
Podemos ainda dividir a perda de carga em:
(m²/s²)
A perda de carga na tubulação pode ser representada por:
( )
A perda de carga devido aos acidentes pode ser representada por:
∑(
)
Para determinação do , utilizamos a equação:
(
)
se
( )
E:
(
se
)
Sendo:
= Rugosidade do material.
A vazão é dada por:
√
( )
.
4. RESULTADOS
Os acessórios da tubulação de aço e PVC estão listados na