Relatório Destilação Fracionada
Engenharia Química
QUI 603 - Química Orgânica I
Turma PU4
Atividade 6:
Destilação Fracionada
Alunos:
Eduardo Gomes Neto - 2014017691
Vítor Faria de Souza - 2014017888
Professor: Cleiton
Data do experimento: 21/05/2015
Belo Horizonte
2015
INTRODUÇÃO
Um dos grandes desafios da Química é obter substâncias puras a partir de misturas, uma vez que a maioria dos materiais presentes na natureza é formada por misturas de substâncias. E como já se sabe, é possível saber se uma espécie de matéria é substância pura ou mistura através das análises de suas propriedades específicas. Um dos métodos utilizados para purificação, quando as análises evidenciam a presença de diferentes substâncias, é a destilação, que nada mais é que um processo de separação baseado na diferença de temperatura de de ebulição dos componentes.
A destilação simples é um processo que permite a separação de um líquido de uma substâncias não volátil (tal como um sólido, por exemplo), ou de outro(s) líquido(s) que possuem uma diferença de temperatura de ebulição maior que cerca de 80ºC. É um método rápido de destilação e deve ser usado sempre que possível.
Já a destilação fracionada é um método utilizado para separar misturar homogêneas do tipo líquido-líquido e é empregada quando a diferença entre as temperaturas de ebulição dos líquidos da mistura é menor que 80ºC. Mesmo assim, quanto maior essa diferença, mais eficiente será o processo de separação. Ao fazer a destilação fracionada de dois líquidos miscíveis a fim de separá-los, a mistura se destilará a temperaturas intermediárias às temperaturas de ebulição e a concentração de destilado varia ao longo da destilação. A pressão de vapor de cada substância na mistura é menor se comparada com as mesmas puras. A ebulição se inicia quando a pressão de vapor da mistura se iguala à pressão externa (atmosférica).
Para obter os produtos mais puros, seria necessária uma série de destilações para