Relatório Práticas de Química-Destilação Fracionada
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
QUI0307AA – QUÍMICA ORGÂNICA I
PROFESSORA: Mára Zeni Andrade
ALUNAS: Andreza Barduchi e Quelem Maciel dos Santos
PRÁTICA 4
DESTILAÇÃO FRACIONADA
Caxias do Sul, 24 de junho de 2015.
1. OBJETIVOS
Realizar a separação dos compostos água e álcool através do método de destilação fracionada obtendo-se seus respectivos pontos de fusão, e posteriormente identificando quais as porcentagens de álcool em cada fração coletada na destilação.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Destilação é um processo caracterizado por uma dupla mudança de estado físico, em que uma substância, inicialmente no estado líquido, é aquecida até atingir a temperatura de ebulição, transformando-se em vapor, e novamente resfriada até que toda a massa retorne ao estado líquido.
Existem dois tipos de destilação comumente utilizados, a destilação simples e a destilação fracionada. Tanto uma quanto a outra são métodos especiais de separação de misturas homogêneas, ambas consistem no aquecimento da mistura até a ebulição e em seguida condensar os vapores do líquido.
Destilação Simples:. A mistura é aquecida e os vapores produzidos no balão de destilação passam pelo condensador, onde são resfriados pela passagem de água corrente. Os vapores então condensam e são recolhidos no erlenmeyer.
Destilação Fracionada: Esse processo consiste no aquecimento de uma mistura liquido-liquido que possuem pontos de ebulição diferentes. Assim, a solução é aquecida e separa-se inicialmente o líquido com menor ponto de ebulição e, em seguida, o líquido com o ponto de ebulição maior. Os equipamentos utilizados na destilação simples e fracionada são praticamente idênticos, porém o balão empregado na saída lateral e na parte superior é inserido na coluna de destilação que tem a finalidade de processar a destilação fracionadamente. Desta forma são liberados somente os vapores correspondentes ao ponto de ebulição exato na parte